HOJE,SÓ A COZINHA

24.5.13
Vocês já perceberam que eu atrevo-me a dar receitas,sem ter jeito nem para fritar um ovo.Que ataco de crafter mal sabendo enfiar a linha na agulha.E ainda corro,nado e pedalo diariamente,mas  estou longe de ser atleta.
Na vida real,sou arquiteta.That´s what I do for living.Gosto de ter os pés metidos no pó,no barulho,no movimento e no imprevisto.
Quanto mais a casa estiver velha e degradada,melhor.Maior é o desafio de recuperar os elementos de época,nem sempre evidentes, e maior o estímulo para arranjar soluções que,sem colidir com  a alma da casa,permitam trazer o conforto e alguma da modernidade dos nossos dias.
Quem me acompanha numa obra já sabe:quando as decisões dependem só de mim,tudo é para manter.Mesmo se certas soluções não vão ao encontro do gosto comum ou possam suscitar discussões.

A casa que vão ver abaixo,foi uma das que mais tive satisfação em intervir.Para não maçar,hoje vão ficar só com a cozinha.Plantas do antes e depois e outros ambientes virão no próximo post. 

Quando entrei,a cozinha ( e o resto da casa) estava num estado deplorável,e acreditem,até ao dia anterior a estas fotos,tinha lá estado a viver uma família.
A cor que imperava em todo o espaço,era esse amarelado de gordura.Nunca consegui identificar qual teria sido a cor original dos móveis e das paredes.Infelizmente a bancada e os armários inferiores,estavam irrecuperáveis. 


A bancada nova poderia ter continuado até à parede do fundo,decisão lógica.Mas encontrei na casa esse sideboard dinamarquês,em ótimo estado,e achei que lacado de lilás ele poderia continuar a morar por lá.
Em baixo,a cozinha,vista da marquise,final de obra,limpeza feita. As portas foram decapadas como já fiz noutros trabalhos, gosto mesmo de ver os veios e os nós das madeiras.
A janela para a qual chamei a atenção lá em cima:tinha uma rede para ventilar uma despensa contigua à cozinha. Essa despensa foi transformada em casa de banho.Deixei a janela no seu estado original,sem tocar no aro e guarnição,que ficaram na cor que eu tinha encontrado a cozinha.Quem entra hoje na casa,pensa que é um trabalho de patine feito de propósito.Mas não.Ficou como um testemunho dos anos de descaso.Pormenor no aro,em baixo à esquerda:marca de uma tomada de luz.
O móvel superior é o mesmo.As portas estão ao natural,com vidro e puxadores novos.
Alguns pormenores:

22 comentários:

  1. Que incrível. Adoro esses antes e depois.
    a janela ficou muito linda. Se você não avisa que o piso original está debaixo do pó, pensaria que ele tivesse sido removido! :)
    Ficou muito bonita. Vale todo o trabalho.
    O piso é muito bonito e combina muito bem com as portas.
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente olhei para a foto e de repente ups, não vi o piso. Achei estranho,parecia que tinha sido arrancado,então coloquei o aviso.A janela nas fotos não está muito bonita,mas ao vivo, parece que alguém fez um trabalho para envelhecer a madeira!
      Bjs

      Eliminar
  2. Fantástico trabalho.
    Parabéns. Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nossa como podia morar um ser humano dentro dessa sujeira? Que mudança você fez, muito linda, as portas ficaram lindas, as paredes limpinhas, Parabéns menina, ótimo trabalho, eu ia ficar perdida com tanta sujeira. Uma BJK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não era só 1 ser humano, era uma família de 5. E o que mais me chocou é que vc os visse na rua, jamais pensaria que eles vivessem nessa imundície.Tinha que haver ali algum problema, não é possivel se viver assim.
      Para mim mais a casa é velha, mais estimulante fica! BJs

      Eliminar
  4. Maravilhoso!

    Gosto imenso deste tipo de trabalhos.
    Tive oportunidade de fazer uma remodelação numa casa que pertencia ao meu avô, na terra que o viu nascer. Embora tivesse sido uma fase muito cansativa, hoje e cada vez que vou lá, ao abrir a porta, sinto um enorme orgulho no resultado que obtivemos.

    Muitos parabéns pelo maravilhoso trabalho.
    Fico à espera do resto da casa.

    Bjs e bom fds,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, não tens fotos dessa casa do teu avô? Se calhar nem pensaste em tirar.... É verdade que qualquer obra por mais pequena que seja , dá bastante trabalho.Principalmente para quem é leigo.Mas compensa, é verdade!
      Bjs

      Eliminar
    2. Olá minha Val,

      Tenho imensas fotos do antes, mas tenho que as digitalizar, pois ainda são grande parte delas de rolo.
      Bjs,
      MJ

      Eliminar
  5. Muito bom! Excelente aproveitamento do que realmente valia a pena! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bárbara, só não ficou o que não tinha recuperação possivel. Como a bancada, que além de partida, tinha buracos em alguns sítios corroídos por algum produto, que usaram com certeza.
      Bjs

      Eliminar
  6. Gostei muito desse antes e depois :)
    E gostei de saber mais um pouco sobre ti
    Continuação de um bom trabalho
    bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  7. Olá Lulu,revelei mais um pouco sobre mim. É que faço tantas coisas,muitas mais ou menos.Mas de formação mesmo,sou arquiteta,e adoro casas velhas.As novas não têm história,são muito perfeitas e certinhas...
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto deste tipo de trabalhos, são os que nos dão mais "gozo" fazer...
    Casas velhinhas com tanta história e por fim poder-mos dar-lhe uma nova vida é um trabalho maravilhoso.
    Parabéns pelo excelente trabalho, foi pena a bancada não ter sido possível recuperar...
    Bjinhos e boa continuação :)

    ResponderEliminar
  9. Que transformação!! Gostei que o piso original foi conservado. Fui muito com a cara dele! Podemos dizer que você ressuscitou essa cozinha!

    ResponderEliminar
  10. Ah, ri muito com a introdução do seu texto! E eu, com certeza não me veria no espelho do banheiro: tenho 1,78m!

    ResponderEliminar
  11. A introdução do texto é porquê eu realmente faço tudo, e não faço nada.E tenho a mania que sou a mulher dos 7 instrumentos!
    Vc tem altura de top model! não, definivamente este banheiro não serviria para vc!
    BJs

    ResponderEliminar
  12. Oi, Val! Estou passeando pelo seu blog e me encantando. Adoro ver antes e depois e adorei suas decisões. Queria você aqui pertinho de mim agora, pois estou pensando em fazer uma reforma na minha área externa que é pequena, mas que no meu coração e aos meus olhos tem muita potencialidade para ficar um local bem agradável e bacana. Parabéns!!! Bjs, Clau.

    ResponderEliminar
  13. Gostei da renovação. O que fizeste aos tubos k estavam na parede da chaminé da cozinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Edna, alguns dos tubos que aparecem na chaminé desapareceram, outros foram metidos dentro das paredes. Por exemplo, se vires bem, observas que o esquentador ficava colocado dentro da chaminé e saem dois tubos dele, exteriores. O esquentador, foi colocado numa área mais arejada da casa, e portanto os tubos que lhe competiam desapareceram da chaminé. O que acontece nas casas antigas é que sempre que é preciso uma obra de eletricidade, águas, gás ou até esgotos, tudo é feito pelo exterior para não se abrir roços nas paredes, Mas numa obra como a deste apartamento, que foi total, foi tudo colocado dentro. Obrigada pela visita e teu comentário. Beijinho.

      Eliminar
  14. Boa noite, tenho mosaico mto mto antigo na cozinha como devo trata/lo? Pode-se polie? Mto obgd!

    ResponderEliminar
  15. Olá, geralmente dá sim para polir, pelo menos já o fiz em diversas obras. Consulte um polidor e faça uma experiência num cantinho. Se resultar, vai ver o piso a voltar à vida! desaparecem manchas entranhadas e as cores ficam mais brilhantes. Bjinho

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics